Busca
Digite o que procura. Ex.: Empresa, telefone, serviço, produto...
Cidade
  • Juara
  • Novo Horizonte do Norte
  • Porto dos Gauchos
  • Tabaporã
Escolha uma cidade
Guia Betel
Classificado
Cidade/UF

41% avaliam negativamente trabalho do STF, diz PoderData

Desempenho da Corte é considerado “bom” ou “ótimo” por 16% dos brasileiros, variação de 4 p.p. para cima desde dezembro. .

Fonte: PODER 360 | Data: 2025-06-06 10:16:37 | Categoria: Política

Pesquisa PoderData mostra que o trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal é avaliado como “ruim” ou “péssimo” por 41% dos entrevistados. Os que consideram o desempenho da Corte “regular” são 30%, enquanto 16% avaliam o Supremo como “bom” ou “ótimo”. O estudo foi realizado de 31 de maio a 2 de junho. A taxa dos que aprovam o trabalho do Supremo como “bom” ou “ótimo” oscilou 4 pontos percentuais para cima em 5 meses. No mesmo período, a taxa negativa oscilou 2 pontos percentuais para baixo, no limite da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais.

As curvas do gráfico acima indicam que houve um alívio na avaliação da Corte, que registrou a menor taxa de aprovação na rodada de 14 a 16 de dezembro de 2024. Na ocasião, o desempenho do STF foi considerado “bom” ou “ótimo” por apenas 12% e “ruim” ou “péssimo” para 43%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 31 de maio a 2 de junho de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Ao todo, foram realizadas 2.500 entrevistas em 218 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Apesar da avaliação negativa ainda expressiva, houve uma melhora na percepção em relação a pesquisas anteriores. A aprovação subiu quatro pontos percentuais, enquanto a reprovação caiu dois pontos percentuais.

O levantamento, realizado por telefone com 2.500 pessoas em todo o país, aponta que a avaliação do trabalho da Corte varia pouco entre os eleitores de diferentes candidatos presidenciais nas últimas eleições, com percentuais próximos aos da população em geral.

Ultimas Noticias Adicionadas
Policial

Polícia Civil de Mato Grosso prende vice-líder de facção criminosa paulista

Cidades

Empaer alerta produtores sobre importância da vacina contra brucelose

Política

Patrícia Vivian anuncia conquistas para Juara: emenda de R$ 100 mil e reforma de ponte