Busca
Digite o que procura. Ex.: Empresa, telefone, serviço, produto...
Cidade
  • Juara
  • Novo Horizonte do Norte
  • Porto dos Gauchos
  • Tabaporã
Escolha uma cidade
Guia Betel
Classificado
Cidade/UF

Vazio sanitário da soja começou no domingo (08), em MT

Fiscalização e monitoramento em propriedades rurais onde há o cultivo da soja é realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Fonte: Luciana Cury - Indea | Data: 2025-06-09 10:19:48 | Categoria: Meio Ambiente

Já está valendo em todo Mato Grosso o vazio sanitário da soja, período em que por 90 dias sojicultores ficam impedidos de plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. A medida começou neste domingo (08.6) e vai até 06 de setembro.

A interrupção do cultivo da soja é uma medida anualmente adotada para evitar a multiplicação do fungo Phakopsora pachyrhizi, conhecido como ferrugem asiática, que uma vez presente na planta causa o amarelecimento e o bronzeamento das folhas e sua queda prematura, impedindo a plena formação dos grãos.

Em Mato Grosso o órgão responsável por fazer a fiscalização e o monitoramento em propriedades rurais onde há o cultivo da soja e demais áreas é o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). A autarquia realiza fiscalizações nas propriedades para verificar se o vazio sanitário está sendo cumprido. Ano passado, durante o vazio sanitário da soja, fiscais do Indea realizaram 5.825 fiscalizações.

O sojicultor que não cumprir o vazio sanitário fica sujeito a multa. Em caso de dúvidas, o produtor de soja pode procurar uma unidade do Indea mais próxima ou acessar os canais de comunicação oficiais do órgão.

Ultimas Noticias Adicionadas
Policial

Polícia Civil de Mato Grosso prende vice-líder de facção criminosa paulista

Cidades

Empaer alerta produtores sobre importância da vacina contra brucelose

Política

Patrícia Vivian anuncia conquistas para Juara: emenda de R$ 100 mil e reforma de ponte