Polícia Civil prende responsáveis por pichação em Juara
Ação rápida resulta na prisão de envolvidos e reforça segurança na cidade
Fonte: Guia Betel News | Data: 2025-03-23 11:23:00 | Categoria: Policial
Na tarde desta sexta-feira, a Polícia Civil de Juara agiu rapidamente e prendeu os responsáveis por pichar muros de várias residências na cidade com marcas de uma facção criminosa. O caso gerou preocupação entre os moradores, que temeram pelo aumento da violência na região.
O delegado Carlos Henrique Engelmamm informou em entrevista à imprensa local que um maior de idade foi preso e alguns menores foram apreendidos pelo crime. Segundo o delegado, todos os envolvidos confessaram a autoria das pichações e demonstraram arrependimento ao perceberem as consequências legais de seus atos.
O maior de idade foi levado para a Cadeia Pública e responderá pelos crimes de dano ao patrimônio, crime ambiental, corrupção de menores e associação ao crime organizado. Já os menores foram devidamente identificados e encaminhados ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, que decidirão sobre as medidas a serem adotadas. Eles podem ser enviados para uma unidade de ressocialização de adolescentes infratores.
O delegado destacou que, apesar de as pichações terem sido feitas com o objetivo de amedrontar a população, muitos jovens envolvidos com facções criminosas não possuem formação escolar ou valores morais, além de não compreenderem os riscos que correm ao se envolverem com o crime. Ele ressaltou ainda a importância da família na educação desses jovens, incentivando-os a estudar, fazer cursos, trabalhar e seguir caminhos que os afastem da criminalidade.
A Polícia Civil reforçou seu compromisso com a segurança da cidade e garantiu que continuará atuando para combater atos de vandalismo e o envolvimento de jovens com organizações criminosas. O delegado explicou: "Apesar de agirem para amedrontar os moradores, a maioria dos faccionados não tem formação escolar, moral e também não fazem ideia do risco que correm ao fazer parte de uma organização criminosa, tampouco do tempo de vida que eles não tem noção do risco de perdê-la sem chegar a ter uma família". Ele ainda ressaltou: "É importante que a família incentive estes adolescentes a estudarem, fazerem cursos, trabalharem e também buscarem um direcionamento com uma religião, pois tudo isso pode afastá-los da ilusão que é a vida do crime".